CERT.br

Ir para o conteúdo

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

Estatísticas Mantidas pelo CERT.br

Incidentes

O CERT.br mantém estatísticas sobre notificações de incidentes a ele reportados.

Estas notificações são voluntárias e refletem os incidentes ocorridos em redes que espontaneamente os notificaram ao CERT.br.

Amplificadores

Estatísticas de ASNs e IPs notificados pelo CERT.br por estarem com algum serviço mal configurado, passível de ser abusado para ataques DDoS com amplificação de tráfego.

Estas notificações são realizadas mensalmente pelo CERT.br com base em dados recebidos de organizações parceiras que realizam mapeamento destes problemas em escala global.

Servidores DNS Maliciosos

Estatísticas de Notificações de Servidores DNS Maliciosos Fornecendo Respostas Incorretas para nome(s) de domínio(s) de instituições vítima, em geral instituições financeiras, de comércio eletrônico, redes sociais e/ou domínios bastante conhecidos.

O CERT.br notifica regularmente os ASNs que hospedam estes servidores solicitando que sejam aplicadas as políticas adequadas para que o serviço seja retirado do ar.

Honeypots

Estatísticas dos ataques mais frequentes contra os honeypots mantidos pelo CERT.br.

Estes dados são obtidos do Projeto Honeypots Distribuídos, uma rede distribuída de honeypots de baixa interatividade em endereços IP da Internet no Brasil. Este projeto tem o objetivo de aumentar a capacidade de detecção de incidentes, correlação de eventos e determinação de tendências de ataques no Brasil.

Spam

As estatísticas de spam são geradas através das informações obtidas via reclamações feitas ao SpamCop e ao Abusix.org, e encaminhadas ao CERT.br.

$Date: 2019/03/25 14:58:30 $